Home >> Notícias >> Curso para Preceptores de Medicina será realizado na Unesp

Curso para Preceptores de Medicina será realizado na Unesp

unespNo mês de julho, a Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) sediará o Curso de Desenvolvimento de Competência Pedagógica para a prática da Preceptoria, iniciativa promovida pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM). O curso tem duas fases presenciais e duas a distância. A primeira etapa presencial será entre os dias 2 e 4 de julho, seguido de um período de atividades a distância.

A segunda etapa presencial está programada para acontecer entre os dias 24 e 26 de setembro, e também é seguida de um período a distância. As inscrições para participar do curso são gratuitas e devem ser feitas apenas pela internet no site www.abem-educmed.org.br. Além dos dados pessoais, os interessados também deverão preencher um breve questionário apresentado pelos organizadores.

A capacitação é destinada a docentes e médicos envolvidos com a preceptoria de internos e residentes. O curso oferece 30 vagas. Destas, cinco vagas são reservadas para profissionais de saúde e/ou docentes que exerçam a preceptoria e serão indicados pela FMB, que sediará a capacitação na Central de Aulas.

“A FMB aceitou o desafio da ABEM de formar preceptores para o internato e a residência. Esta é uma necessidade que cresce com o aumento do número de escolas médicas e com a universalização das vagas de residência”, explica o professor Aristides Palhares Neto.

Sobre o Curso

Tem como objetivo geral, implementar um programa de desenvolvimento de competência pedagógica para a prática da preceptoria na Residência Médica e/ou Docência na Graduação, pautado pelos princípios do SUS e Diretrizes Curriculares Nacionais de Graduação em Medicina. Considera as necessidades identificadas pelos Ministérios da Educação e da Saúde fortalecendo políticas públicas vigentes e as ações da ABEM para o desenvolvimento da Educação Médica.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa – Unesp – Universidade Estadual Paulista

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*