Home >> Notícias >> Sociedade Brasileira de Cancerologia lança livro que orienta prevenção do câncer

Sociedade Brasileira de Cancerologia lança livro que orienta prevenção do câncer

301276Em sua segunda edição, ‘Prevenção do Câncer’ instiga o diálogo entre saúde e educação sobre a prevenção dos principais tipos de câncer com maior impacto no Brasil
 
Na data em que marca o Dia Nacional de Combate ao Câncer (27), a Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC) promove o lançamento da segunda edição do livro ‘Prevenção do Câncer’. Editado pelo cirurgião oncológico Dr. Ricardo Antunes, também vice-presidente da SBC, o livro, inédito em sua proposta, permite uma visão global esclarecedora e atualizada sobre a prevenção dos principais tipos de câncer com maior impacto epidemiológico entre a população brasileira.

No Brasil, cerca de 740 mil pessoas adoecem a cada ano. O câncer de próstata, por exemplo, equivale a 70% dos casos de tumores em homens. Pesquisas recentes mostram que quase 50% dos homens com mais de 40 anos de idade nunca fizeram um exame preventivo. Ainda assim, comenta o Dr. Antunes, 80% deles sabem que o diagnóstico precoce é crucial. Diante de estatísticas tão crescentes, o desafio imposto para reverter esses dados e mudar este cenário pouco otimista inclui investimentos em prevenção, promoção da saúde, conscientização e desmitificação da doença.

“Terapias menos invasivas, medicamentos de última geração e descobertas na área da genética são aspectos relevantes para medir o impacto do câncer nas próximas décadas, considerada hoje a segunda causa de morte no país. Esses índices precisam ser mudados, porém, só serão quando todos estiverem engajados, efetivamente, na luta contra o câncer”, alerta Dr. Antunes.

Escrito por importantes ícones da medicina nacional, como Ivo Pitanguy, Angelita e Joaquim Gama, Antônio Buzaid, Sérgio Petrilli, Sami Arap, Paulo Niemayer, entre outros, ‘Prevenção do Câncer’ instiga o extenso diálogo entre a saúde e a educação, e atua em um cenário que reflete uma avaliação mais acurada desse binômio, a partir de temas como genética, evolução da biologia molecular, cuidados paliativos, entre outros.

O livro, de acordo com Dr. Antunes, fará parte, como leitura recomendada, na cadeira de oncologia das faculdades de medicina a fim de colaborar com a formação médica. A verba arrecadada com a venda da obra será revertida às ações de prevenção da SBC.

SBC vai homenagear personalidades que auxiliam na luta contra o câncer
Durante o lançamento do livro ‘Prevenção do Câncer, que ocorrerá na próxima quinta-feira (26/11), das 15 às 17 horas, no auditório da Associação Médica Brasileira (AMB), em São Paulo, a Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC) entregará o Prêmio Medalha Mário Kröeff. Neste ano, o cartunista Maurício de Sousa, o jornalista Ricardo Boechat e o humorista Carlos Alberto da Nóbrega serão homenageados por seus projetos e apoio prestados às ações sociais na luta contra o câncer.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*