Home >> Notícias >> Hospital das Clínicas promove I Encontro de Hotelaria Hospitalar

Hospital das Clínicas promove I Encontro de Hotelaria Hospitalar

Na próxima quarta-feira (23/11) o Setor de Hotelaria Hospitalar do Complexo Hospitalar Professor Edgard Santos (HUPES) promove seu I Encontro, em comemoração ao dia do Hoteleiro Hospitalar (09/11). “Tendências em Hotelaria Hospitalar: oportunidades e desafios na gestão de resíduos, processamentos de roupas e enxovais hospitalares e segurança do paciente” será o tema do evento, que acontece das 8h às 18h, no auditório da Escola de Nutrição da UFBA.

As atividades são voltadas aos profissionais de áreas afins, hoteleiros de hospitais públicos e privados, estudantes e residentes. Para participar é só se inscrever pelo e-mail hotelariacomplexohupes@gmail.com. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone 3283-8092.

A hotelaria hospitalar

A hotelaria de um hospital é a reunião de serviços de apoio, oferecidos aos usuários internos e externos, com objetivo de promover conforto, segurança e bem estar durante seu período de atividade ou internação. “Os hospitais, ao longo de sua história, perceberam que priorizar esse conceito pode criar um diferencial e formar a opinião sobre a qualidade entre paciente e acompanhante”, é o que explica o superintendente do HUPES, prof. Antônio Carlos Lemos. Ele ainda ressalta que a Hotelaria Hospitalar não é sinônimo de luxo, mas de conforto, segurança e qualidade.

O Complexo Hospitalar Professor Edgard Santos foi o primeiro hospital público na Bahia a implantar esse serviço. Por se tratar de um hospital público, o pioneirismo é uma conquista importante para a instituição, já que são grandes os desafios nessa área.

De acordo com a chefe do Serviço de Hotelaria Hospitalar do HUPES, a enfermeira Luciana Boa Morte, neste primeiro momento, o serviço se destacou principalmente por propor ações hospitaleiras aos usuários. “De acordo com a proposta do modelo de bases e padrões da Ebserh, nosso setor foi reestruturado na perspectiva de agregar serviços como higienização x gestão de resíduos; lavanderia x processamento de enxovais, tendo aqui englobado o serviço de transporte”, explica.

O evento objetiva compartilhar conhecimentos entre profissionais das áreas envolvidas na hotelaria hospitalar e discutir desafios e oportunidades para o aprimoramento dos fluxos e processos desses serviços em todos os ambientes de organizações e instituições hospitalares.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*