Home >> Notícias >> Encontro nacional de oncologia traz profissionais renomados para debater últimas novidades em tratamento contra o câncer

Encontro nacional de oncologia traz profissionais renomados para debater últimas novidades em tratamento contra o câncer

img_3947“Trouxemos programação especial, que focou nas discussões multiprofissionais e nos pontos de maior impacto na oncologia mundial, sem nos esquecermos de aplicar isso à realidade do Sistema Único de Saúde do Brasil”. Enfocado nas palavras do Presidente do 1º Encontro de Cancerologia do Interior Paulista (ECIP), Dr. Gustavo Colagiovanni Girotto, o evento abordou os tratamentos mais modernos no mundo contra o câncer.

Na abertura do Encontro, estiveram presentes diretores da Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme), Faculdade de Medicina e Enfermagem de Rio Preto (Famerp), Hospital de Base (HB) e Ambulatório de Especialidades. Dr. Horácio Ramalho, diretor executivo da Fundação, salientou a relevância que a Oncologia da instituição ganhou no país. “Não somos um hospital especializado em tratamento de câncer. No entanto, há três anos, comprometemo-nos e reestruturar, ampliar e melhorar ainda mais os atendimentos prestados nesta área. Já investimos na criação de uma ala, com leitos UTI e enfermaria, específica para a oncologia”, ressaltou.

“Pelos profissionais e ensino que oferecemos, pela cidade e região em que nos encontramos e, agora, promovendo este Encontro, o futuro mostra-se promissor para a especialidade, para a instituição e para todos aqueles que dependem deste Serviço”, parabenizou o diretor administrativo do HB, Dr. Jorge Fares.

Bastante emocionado, o chefe do Serviço de Oncologia do HB, Dr. Fábio Leite, falou da concretização de um sonho com o ECIP. “O Encontro, que trouxe profissionais renomados mundialmente, fecha o ano de 2016 como uma das mais contundentes realizações do Serviço. Obrigado à dedicação de todos. Isto será revertido de maneira edificante para nossos pacientes”, concluiu.

Os principais assuntos discutidos no evento estão focados na terapia-alvo, que consiste em tratar o câncer com medicamentos dirigidos exclusivamente para uma mutação ou proteína que controla o crescimento do tumor (“como uma chave que tranca a fechadura”) e nas novidades da imunoterapia, na qual a droga estimula o sistema imunológico reconhecendo e destruindo as células malignas.

Para tanto, foram convidados a palestrar, médicos como Dr. Antônio Carlos Buzaid, atualmente chefe geral do Centro de Oncologia Antônio Ermírio de Moraes, em São Paulo, e ex-diretor do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês, também na Capital, e o oncologista clínico brasileiro, radicado nos Estados Unidos, Dr. Leonardo Viana Nicacio que atualmente é o líder mundial para assuntos médicos da AstraZeneca, focado no desenvolvimento de imunoterapias contra o câncer.

O evento foi promovido no Quinta do Golfe Clube, nos dias 25 e 26 de novembro, voltado para médicos e profissionais da saúde que atuam em oncologia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*